Pr. Sérgio Luis disse:
O propósito de Jesus sempre foi nos conduzir ao Pai. E ele é o caminho da paternidade. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim, disse Jesus. Ele é o caminho para o Pai.
A Paternidade de Deus significa que, através de Cristo, temos sido exaltados há uma relação íntima e profunda com Deus. Desta forma, não o olharemos mais como um severo juiz, mas sim, como o nosso ABA PAI.
A paternidade de Deus é um tema central na Bíblia e fundamental para a nossa compreensão de quem Deus é. Este artigo explora o conceito de Deus como Pai, com base em versículos bíblicos.
Deus como Pai
“Entretanto,
tu és o nosso Pai. Abraão não nos conhece e Israel nos ignora; tu,
Senhor, és o nosso Pai e, desde a antiguidade, te chamas nosso
Redentor.” (Isaías 63:16)
A Bíblia frequentemente se refere a Deus como Pai. No Antigo Testamento, Deus é descrito como o Pai de Israel.
É assim que retribuem ao Senhor,
povo insensato e ignorante?
Não é ele o Pai de vocês, o seu Criador,
que os fez e os formou?
(Deuteronômio 32:6)
No Novo Testamento, Jesus se refere a Deus como seu Pai e ensina seus discípulos a fazerem o mesmo.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
Mateus 6:9
A Paternidade de Deus e a Criação
Como Criador, Deus é o Pai de toda a humanidade.
Pois nele vivemos, nos movemos e existimos', como disseram alguns dos poetas de vocês: 'Também somos descendência dele'.
(Atos 17:28)
Ele nos formou e nos conhece intimamente. Sua paternidade está intrinsecamente ligada à sua obra criadora.
Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Salmos 139:13-14
A Paternidade de Deus e a Redenção
Deus
também é nosso Pai redentor. Ele enviou seu Filho, Jesus Cristo, para
nos resgatar do pecado e nos adotar como seus filhos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHDCEk-PLTE11tVMDXRQjcF-j3tKKIr3e1WDxW8dKgzomTUlocpZ7KZJihGdE2TAx4QArY3MKbljJXCgrtaPLfUTBpl3v9f5Z8_Tpd9eOj8sUMmFFRHB-BoLi5ljqhgG7N30hD1_Rgm6x_6Li6W_pmhgY7_ltraDWoQi9bzMGO37VEdZoSsCjxuocjzPM/w384-h640-rw/jesus%20on%20the%20cross%20on%20a%20hill%20with%20people%20standing%20.jpg)
Deus também é nosso Pai redentor. Ele enviou seu Filho, Jesus Cristo, para nos resgatar do pecado e nos adotar como seus filhos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHDCEk-PLTE11tVMDXRQjcF-j3tKKIr3e1WDxW8dKgzomTUlocpZ7KZJihGdE2TAx4QArY3MKbljJXCgrtaPLfUTBpl3v9f5Z8_Tpd9eOj8sUMmFFRHB-BoLi5ljqhgG7N30hD1_Rgm6x_6Li6W_pmhgY7_ltraDWoQi9bzMGO37VEdZoSsCjxuocjzPM/w384-h640-rw/jesus%20on%20the%20cross%20on%20a%20hill%20with%20people%20standing%20.jpg)
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
Gálatas 4:4-5
Através de Cristo, temos a oportunidade de nos tornarmos filhos de Deus.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
João 1:12
A Paternidade de Deus e a Santificação
Como Pai, Deus também trabalha para nos santificar e nos conformar à imagem de seu Filho (Romanos 8:29).
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Romanos 8:29
Ele nos disciplina por amor e para o nosso bem.
Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho". '
Hebreus 12:5,6
A Paternidade de Deus e a Oração
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!
Romanos 8:15
A paternidade de Deus tem implicações profundas para a nossa vida de oração. Podemos nos aproximar de Deus com a confiança de filhos que conhecem o amor de seu Pai.
Orfãos de pais vivos
Pr. Tiago Facchi disse:
Paternidade não é uma pessoa. Você pode ter um pai e nunca desfrutar paternidade.
Imagine não ter tido um exemplo de paternidade ou ter tido uma paternidade distorcida na sua vida?
Se você, teve esse impacto na sua vida, deve ter percebido que não é fácil associar a imagem de Deus a palavra Pai.
Porque você não teve isso, ou teve um Pai totalmente desajustado, que talvez foi omisso ou abusivo, e foi isso que ficou impresso em você como a imagem da paternidade.
Como então chamar Deus de Pai, se essa palavra só lhe lembra coisas ruins? pra quem viveu isso chamar Deus de "Pai" parece incoerente, até mesmo um insulto.
O inimigo é muito astuto ele sabe o poder que existe em uma paternidade ajustadada, ela tem o poder de relevar a imagem de Deus.
Então ele faz de tudo para destruir as famílias, para que os homens não exerçam seu papel de pai, gerando na criança que futuramente se tornará um adulto, uma ideia de que a palavra Pai não pode ser associada a algo bom , de que ser pai não é ser bom, de que ter um Pai não é bom. Gerando então um ciclo vicioso, que se repassa de geração em geração.
Isso gera homens que não querem ser Pais, ou Pais desajustados. E principalmente, gera pessoas que constroem uma barreira entre elas e a paternidade de Deus.
Porém Deus, Ele é aquele que satisfaz todas as nosssas faltas, mesmo que você não tenha experimentado uma paternidade terrena saudável, Ele tem reservado para você algo infinitamente melhor, porque Ele é o melhor pai que alguém pode ter, Ele é o Pai perfeito, que nunca falha, que está presente em todos os momentos, que ama intensamente, e que corrige com amor.
Ele é o Pai que sonhou com você antes de você sequer chegar no ventre da sua mãe, muito antes ele já tinha sonhado com você e planejado todos os teus dias, Ele te formou no ventre materno com um propósito.
Talves você seja um orfão de um Pai vivo, mas Deus é Pai dos orfãos e das viuvas, ele quer cuidar de você. Deixa ele ser seu Pai, não irá se arrepender.
Pai dos órfãos, Defensor das viúvas; eis o que é Deus na sua santa morada.
Salmos 68:5
A paternidade de Deus é uma verdade consoladora e transformadora. Como nosso Pai, Deus nos ama, cuida de nós e trabalha para o nosso bem. Que essa verdade nos inspire a viver como seus filhos amados.
Links importantes 👇
2 Comentários
Interessante, realmente o amor Ágape, um amor incondicional, perfeito, sacrificial! Como nós somos seres imperfeitos, não se pode originar esse tipo de amor em nós. Mas pode ser gerado em nós pelo Espírito Santo. Só desta maneira que conseguimos amar como o Senhor ama, que importante foi esse amor de Pai ♡
ResponderExcluir🙂🙌🏻 Amém
Excluir